Curso da Rede Ecobioética no Brasil

Sedes SP

Ameaças e Crises Contemporâneas:
compreensão e estratégias, do assistencial ao clínico.

Curso de Aperfeiçoamento em Psicodinâmica
(programa internacional exclusivo)

Curso credenciado pela Secção de Psiquiatria dos Desastres da World Psychiatry Association (WPA), pela Rede Ibero-americana de Eco-bioética / Cátedra UNESCO de Bioética, e pelo Doutorado Internacional de Investigação sobre o Disruptivo desenvolvido em Buenos Aires pela Rede Ibero-americana de Ecobioética e Universidade Del Salvador (USAL).

Curso-6009-SELOS-2015

Início:
Sábado, 21 de março de 2015.

Corpo docente:
Coordenador: José Toufic Thomé.

Professores: Emília Afrange, Erane Paladino, Ively Taralli, Regina L. de Araújo Gribel.

Professores convidados: Álvaro Ancona de Faria, Ana M. F. Zampieri, Eloisa Q. Fagalli, João Figueiró, Nadege A Herdy e Ruy de Mathis.


Objetivos
O curso parte de uma visão integradora e transdisciplinar, aperfeiçoada de forma inédita para o enfrentamento dos desafios impostos aos profissionais de Saúde, Saúde Mental e Relações Humanas / Gestão Pública da atualidade.

Conviver com as ameaças reais e “virtuais” – difundidas através da rede mundial de telecomunicações contemporânea  – pode suscitar à percepção de vivermos no limite da desorganização emocional. As sociedades demonstram pressentir e reagir, por vezes negativamente, à sensação de exposição simultânea aos grandes temores humanos, como Morte, Fome, Insegurança e Doenças. E nesse contexto, o terrorismo, as guerras, as epidemias, as catástrofes, as crises e tantas outras realidades adversas extremas, que são abundantemente reveladas a cada dia, submetem indivíduos e comunidades afetados de forma direta ou indireta por tal violência disruptiva, a severo estresse emocional.

Apesar de tanto avanço tecnológico e científico, a incerteza é um fenômeno do século XXI. E a desestabilização e/ou desorganização psíquica que aflige as populações contemporâneas exige compreensão, novos conceitos, aperfeiçoamento e estratégias especificas, em dimensão multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Para tanto, o curso Ameaças e Crises Contemporâneas, foi planejado para oferecer conhecimentos que estão na vanguarda internacional desse campo de estudos, buscando alcançar resultados em seis metas fundamentais:

  1. Identificar e avaliar tecnicamente as diferentes situações da atualidade que podem levar pessoas ao limite da desorganização emocional. Objetivo que fundamenta as suas bases teóricas no conceito UNESCO de Eco-bioética para a Saúde e Saúde Mental;

  2. Introduzir o conceito do Disruptivo, definido por Benyakar a partir das ideias de Piera Aulagnier sobre origens do trauma;

  3. Diferenciar os conceitos de Traumático, Trauma Psíquico e Estresse Pós-Traumático, à luz do novo conceito de Patologias por Disrupção.

  4. Apresentar os conceitos teóricos e aprofundar conhecimentos sobre Imunidade Psíquica e Resiliência em Saúde Mental;

  5. Oferecer informações técnicas, analisar e debater as aplicações práticas em situações atuais, para o modelo de Psicoterapia voltado ao campo do disruptivo;

  6. Incentivar a reflexão e a troca de experiências sobre estratégias transdisciplinares para intervenções assistenciais e em Psico-educação.

 

Conteúdo e Metodologia:
Esse exclusivo curso de aperfeiçoamento se propõe a identificar as características de diversas situações contemporâneas que podem estimular indivíduos e comunidades a ultrapassar o limite do equilíbrio psíquico, e infligir adoecimento.

A metodologia técnica, aplicada tanto para psicoterapia quanto para as intervenções, baseia-se na Experiência Relacional Reconstrutiva (ERR), técnica especifica da Psicodinâmica.

O curso concentra os conhecimentos de vários autores da Teoria Psicanalítica, da Psiquiatria Dinâmica, as visões do Pensamento das Teorias Sistêmicas e da Teoria da Comunicação, articuladas através da compreensão da Teoria da Complexidade. Reúne um corpo teórico-técnico específico, atualizado com os desenvolvimentos da contemporaneidade que, há mais de 40 anos, busca comprovações de seus propósitos e resultados dentro do eixo eco-bioético em Saúde Mental.

Os conteúdos oferecidos se fundamentam em conceitos psicanalíticos para a compreensão do funcionamento mental para o modelo do Disruptivo. É oportuno ressaltar que as teorias clássicas sobre Trauma, são insuficientes para oferecer compreensão e alternativas de tratamento nesse novo campo.

As aulas são expositivas e planejadas para incentivar dinâmicas em grupo. Desse modo, a reflexão sobre temas teóricos e técnicos, de forma vivencial, oferecerão informações fundamentais para diferenciação de conceitos e aprofundamento de conhecimentos. Essa característica pedagógica é o que permitirá a compreensão teórica e do potencial abrangente das práticas terapêuticas deste novo campo de conhecimento.

 

Destinado a: Profissionais da Saúde, Saúde Mental e especialistas em Relações Humanas e Gestão / Administração Pública.

Vagas: 20 (vinte).

Horário: Somente aos sábados, das 9h00 às 13h00.

Duração: 16 aulas, durante 8 meses.

Carga horárias: 64 horas.

Atenção para a data da primeira aula! (21 de março de 2015)

Cronograma das aulas:
21 e 28 de março;
11 e 25 de abril;
09 e 23 de maio;
13 e 27 de junho;
08 e 29 de agosto;
05 e 19 de setembro;
03 e 17 de outubro;
07 e 28 de novembro.

Local: Instituto Sedes Sapientiae SP.
Rua Ministro Godoi, 1484 – Perdizes – São Paulo – SP.

Período de inscrições: Até 17 de março de 2015 (on line).

Seleção: Após as inscrições, os candidatos serão submetidos a entrevista em grupo (informações e cronograma conforme coordenação do Sedes SP).

AQUI – Acesso à documentos indispensáveis e informações complementares.

Investimento:
Inscrição: R$ 90,00
Anuidade 2015: matrícula mais 10 parcelas de R$ 367,00.

Código do curso no Sedes: 6009.

AQUI – Faça a sua inscrição.

 

Sobre Psicodinâmica
Psicodinâmica é um modelo que prioriza a compreensão dos aspectos envolvidos no vínculo humano para a promoção da saúde. Entende o adoecimento como sendo proveniente do vínculo e admite a realidade também como fator potencialmente adoecedor.

O Modelo Psicodinâmico presente no curso de aperfeiçoamento Ameaças e Crises Contemporâneas: compreensão e estratégias – do assistencial ao clínico, parte de uma visão integradora “multi-inter-e-transdisciplinar”, apoiada nos princípios de Edgar Morin e sua Teoria da Complexidade. E fundamenta-se nos estudos psicanalíticos do funcionamento mental em Sigmund Freud, Sandor Ferenczi, Donald Winnicott e Piera Aulagnier, compreendidos no modelo de Moty Benyakar para as intervenções diante do evento disruptivo, para propor e desenvolver metodologia técnica própria da Psicodinâmica.