Conferência Temática 2013 – WPA

Fatores Humanos em Crises e Desastres - WPA 2013

Fatores Humanos em Crises e Desastres
Conferência Temática 2013 – WPA
.

De 29 de setembro até 02 de outubro, a Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês) realizará a sua Conferência Temática Anual, que em 2013 está sendo organizada a partir do tema: Fatores Humanos em Crises e Desastres.

O programa oficial da Conferência WPA contará com a participação de muitos dos principais especialistas responsáveis por entidades-chave em governos, organizações internacionais e ONGs. Profissionais que desenvolvem trabalhos reconhecidos e focados em períodos pré-impacto, impacto e pós-impacto, em populações afligidas por catástrofes naturais, desastres antropogênicos, crises econômicas e conflitos armados.

Entre os principais tópicos já confirmados e que promoverão debates multidisciplinares durante a Conferência, são destaque:

Resiliência após desastres e engajamento comunitário: planejamento preventivo e mitigação de riscos;

Desordem de estresse agudo e fatores com potencial para gerar Transtorno de Estresse Pós-traumático; o papel da psicofarmacologia e a importância dos fatores culturais após situações extremas;

Minorias étnicas, população idosa, portadores de necessidades especiais, população indígena e grupos multiculturais, submetidos em contexto de permanente opressão e desordem emocional;

Os especialistas em saúde pública e o papel dos gestores públicos ao lidar com impactos sociais gerados após grandes crises, conflitos e desastres naturais ou causados pelo homem;

Os conflitos e suas consequências: intervenção, recuperação e resistência após momentos de desastre;

Desordem emocional, comportamento de risco e adoecimento em Saúde Mental, após eventos traumatogênicos;

Estudos recentes desenvolvidos por experts internacionais em gestão de programas de suporte para populações afligidas por tragédias, refugiados e asilados após conflitos armados.

O evento será realizado em Melbourne, Austrália, com organização da Secção Psiquiatria em Desastres da WPA, colaboração da Associação de Psiquiatria da Índia, Ásia e Austrália, e apoio da UNESCO.

Mais informações.

Conheça os expositores convidados.

ATENÇÃO!
Os especialistas interessados em submeter projetos à avaliação prévia para exposição durante a Conferência deverão enviar resumo e informações para inscrição até 23 de abril de 2013. Mais informações AQUI.